ERA UMA VEZ O CINEMA


A Luz é para Todos (1947)

cover A Luz é para Todos

link to A Luz é para Todos on IMDb

País: USA, 118 minutos

Titulo Original: Gentleman's Agreement

Diretor(s): Elia Kazan

Gênero(s): Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.2/10 (14409 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Direção (Elia Kazan)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Celeste Holm)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Direção (Elia Kazan)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Direção (Elia Kazan)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Celeste Holm)

Prêmio Especial (Dean Stockwell)

Sinopse: Tendo aceitado um convite para se juntar à equipe de uma influente revista nova-iorquina, o jornalista Philip 'Phil' Green, viúvo, chega à cidade acompanhado da mãe e do filho Tommy.

Ao procurar o editor-chefe da Revista, Sr. John Minify, toma conhecimento que seu primeiro trabalho será o de escrever uma série de artigos sobre o anti-semitismo.  O Sr. Minify enfatiza que a abordagem não deverá envolver números ou estatísticas, e sim uma visão pessoal dos reais problemas e, principalmente, preconceitos sofridos pelos judeus dentro da comunidade.

Phil concorda em fazer o trabalho, muito embora não esteja seguro de que seja a pessoa certa para a tarefa, uma vez que nunca enfrentou qualquer tipo de preconceito.

Ao ser convidado para um jantar na casa do Sr. Minify, tem a oportunidade de conhecer Kathy Lacey, sobrinha da mulher de Minify e divorciada há dois anos.  Os dois logo se sentem atraídos um pelo outro.

Phil inicia o trabalho, dedicando ao mesmo mais de oito horas por dia.  Os dias se passam e ele não se sente satisfeito com nenhuma das abordagens desenvolvidas.  Ao comentar o assunto com a mãe, diz que, lidando com fatos e evidências, talvez tenha se esquecido dos aspectos ligados aos sentimentos.  Comenta ainda que gostaria que seu maior amigo judeu, Dave Goldman, estivesse na cidade para ajudá-lo nessa tarefa.  Na sua falta, percebe que a única forma de alcançar seus objetivos é se fazer passar por um deles, a fim de sentir na própria carne os preconceitos que esse povo sofre na sociedade.  Apenas sua família, Kathy e o Sr. Minify tomam conhecimento de seu plano.

O relacionamento com Kathy torna-se cada vez mais próximo, levando os dois a pensarem em se casar.  Uma festa é marcada na casa de verão da família dela, para que todos o conheçam.  Os problemas começam a surgir quando Kathy, que se mostra a favor da causa abraçada por Phil, na prática se cala diante de uma injustiça ou preconceito sofrido por um judeu.

Enquanto isso, o jornalista vai acumulando experiências sobre o assunto por onde passa: num hotel com reserva confirmada, o gerente lhe dá desculpa ao saber que se trata de um judeu; o filho, na escola, é maltratado por seus colegas, etc.  O noivado com Kathy é desfeito.

Em casa, Phil recebe um telefonema de Dave informando-lhe que se encontra em Nova York e que está pensando em trazer sua família para se estabelecerem na cidade.  Sua presença ajuda Phil a terminar a série de artigos sobre o anti-semitismo que lhe fora confiada.  Paralelamente, ao travar conhecimento com Kathy, Dave começa a fazer um trabalho que leva a moça a repensar suas atitudes em relação à questão.

No escritório, Phil entrega os artigos ao Sr. John Minify, sendo fortemente elogiado.  Na ocasião, informa ao chefe que está pensando em retornar com a família para a Califórnia.  Entretanto, ao se reencontrar com Dave, este lhe diz que Kathy repensou suas ações em relação à causa judia e que está disposta a começar uma vida nova ao seu lado.  Contente com a boa nova, Phil corre para os braços de sua amada.

Elenco: